17/10/2025 15:52 - Fonte: CBN
Os trabalhos serão publicados na 1ª edição da Revista Eletrônica da Corregedoria da Justiça
A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), convida profissionais de diversas áreas a submeterem artigos científicos e trabalhos técnicos inéditos sobre inovações tecnológicas no Direito Notarial e Registral. Os artigos serão publicados na revista eletrônica da Corregedoria da Justiça, que é destinada à divulgação de conhecimento técnico-jurídico e de boas práticas no âmbito do Foro Extrajudicial.
Cada autor poderá enviar um trabalho por categoria, com até dois coautores. O material deverá ter no máximo 15 páginas e deverá ser enviado para o e-mail gabinete.corregedora@tjpr.jus.br, até 23h59 de 18 de novembro de 2025.
Os trabalhos serão analisados entre novembro e janeiro, e os selecionados serão publicados na Revista Eletrônica da Corregedoria da Justiça, no site do TJPR.
Fonte: TJ/PR
Sinoreg/MG
Patos de Minas: seleção de delegatário interino
Oficio do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Pindaíbas, de Distrito de Pilar e de Major Porto
Estão abertas inscrições para delegatários interessados se candidatarem para assumir a interinidade do 1º Tabelionato de Protesto da Comarca de Patos de Minas.
A manifestação de interesse deverá ser realizada pelo próprio delegatário, no prazo de 5 dias úteis, contados da publicação do edital, por meio de formulário eletrônico.
Fonte: TJMG
Arpen-Brasil e Arpen/SP
Itália vai retirar dos consulados análise de pedidos de cidadania por direito de sangue; entenda
A responsabilidade será transferida para o Ministério das Relações Exteriores, em Roma.
O governo italiano planeja transferir para o Ministério das Relações Exteriores, em Roma, a responsabilidade por receber e analisar os pedidos de reconhecimento de cidadania por direito de sangue.
Um projeto de lei já aprovado pela Câmara dos Deputados determina que, a partir de 2028, os consulados no exterior deixarão de desempenhar essa função.
De autoria do governo, com as assinaturas da primeira-ministra Giorgia Meloni e do vice-premiê Antonio Tajani. Para entrar em vigor, ainda precisa ser aprovado pelo Senado.
A Itália conta com 83 consulados ao redor do mundo, sendo sete deles no Brasil, localizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Recife.
O que muda?
A documentação necessária para comprovar o direito à cidadania deverá ser enviada fisicamente, por correio, diretamente à Itália. Todos os custos do envio e do processo ficarão a cargo do requerente.
Caso aprovado, o projeto entrará em vigor em janeiro de 2028. Atualmente, quem reside no exterior pode apresentar o pedido e entregar os documentos nos consulados, que são responsáveis por analisar as solicitações.
Outra mudança é o aumento do tempo máximo para finalizar o processo, que passará de dois para três anos.
Fonte: CBN