20/05/2025 15:39 - Fonte: Isabella Serena, assessora de comunicação Arpen/PR
Promovida pelo programa Justiça no Bairro, a 3ª edição do Casamento Coletivo reuniu mil casais que oficializaram sua união com o apoio da Arpen/PR e dos cartórios de Registro Civil do Paraná. A iniciativa, realizada em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), aconteceu em um palco montado especialmente para celebrar o amor, com direito a festa, convidados e a presença da comunidade local, na Ligga Arena, em Curitiba.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: Darci Piana, vice-governador do Paraná; Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba; Lidia Maejima, presidente do TJPR; Ana Lúcia, corregedora; Pamela Paganini, juíza; e muitos outros.
O presidente da Arpen/PR, Cesar Augusto Machado de Melo, destacou a relevância da ação:
“É uma satisfação para nós, juntamente com os cartórios de Registro Civil de cada município, participar desse Programa Justiça no Bairro, especialmente do Casamento Coletivo. É um ato muito lindo, um palco maravilhoso para a realização dessa cerimônia. A desembargadora Joeci Camargo, com muito carinho, celebra todos os anos esse evento com a colaboração dos cartórios e da Arpen/PR. Agradeço a todos os nossos colegas, associados e cartórios de Registro Civil do estado.”
Entre os casais participantes estavam Ana Paula e Marlon, que aproveitaram a oportunidade para oficializar a união:
“Tentamos casar outras vezes, mas nunca dava certo. Agora, com esse casamento coletivo, tudo foi diferente. A estrutura, o carinho, foi tudo maravilhoso”, contou Ana Paula.
Juliana e Gabriela, juntas há dois meses, também celebraram a formalização do relacionamento:
“Estamos juntas há pouco tempo para a sociedade, mas o que importa é o amor. Vimos a chance de fazer o que sempre sonhamos, então corremos atrás da documentação, e essa é uma história que vamos guardar para sempre: ‘casamos na Arena da Baixada’.”
A cerimônia também foi marcante para os cartórios envolvidos na organização. Gabriella Furquim, oficial do Cartório de Bocaiuva do Sul, comentou sobre sua primeira experiência:
“É a primeira vez que a nossa equipe participa de um casamento coletivo. É uma honra saber do alcance social e da importância desse evento para todo o Paraná. É uma grande oportunidade de trabalho e aprendizado”, destacou.
Mais de mil casais, de diferentes idades e histórias, participaram da cerimônia, tornando o casamento coletivo um verdadeiro retrato da diversidade do amor. Jovens, idosos, casais que já conviviam há anos ou que deram o primeiro passo na formalização da união dividiram o mesmo espaço em um momento de celebração, afeto e reconhecimento civil.
A Arpen/PR reafirma seu compromisso com o acesso à cidadania e com a valorização de todas as formas de amor, oferecendo apoio à união e respeito entre pessoas que escolhem caminhar juntas.
Fonte: Isabella Serena, assessora de comunicação Arpen/PR