26/08/2025 19:07 - Fonte: arpen/pr
O município de Jacarezinho, no Paraná, recebeu mais uma edição do Encontro Interespecialidades, o evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades parceiras e registradores civis de todo o estado. O anfitrião do evento foi o registrador civil da cidade, João Paulo Machado, que recebeu autoridades, colegas e participantes da região com dedicação. O Encontro contou com a participação de autoridades locais, representantes do setor extrajudicial e outros profissionais que trabalham em favor da cidadania.
Dentre eles estiveram presentes;
Juíz Federal de Jacarezinho, Dr. Rogério Cangussu Dantas Cachichi;
Juíza do Juizado Especil de Jacarezinho, Dra. Joana Tonetti Biazus;
Presidente da OAB Subseção Jacarezinho, Dra. Ana Carolina Montagnieri Serafim.
“Estou aqui para parabenizá-los por estarem reunidos em busca de mais conhecimento. O trabalho realizado por vocês é complexo e exige dedicação constante. Momentos como este, de troca de ideias e experiências, são fundamentais para que todos atuem em conjunto e em conformidade com a lei.”, destaca a Juíza Joana Biazus, que atua em conjunto com a Arpen/PR nos casamentos coletivos realizados na cidade.
A programação começou com a mesa de abertura, na qual todos os presidentes das entidades organizadoras do Encontro estiveram presentes. Cesar Augusto Machado de Mello, presidente da Arpen/PR, enfatizou a relevância da ação:
"Cada edição do Encontro Interespecialidades reforça nossa dedicação em integrar a atividade do registro civil com a população, intensificar colaborações e destacar a importância do setor extrajudicial. Ver autoridades e colegas de diferentes regiões engajados ativamente nos incentiva a continuar, promovendo informação e cidadania para um número crescente de paranaenses.”
Durante o evento, foram abordados assuntos de grande importância para a sociedade, como as palestras intituladas “União Estável: Termo Declaratório, Dissolução, Certificação Eletrônica e Registro”, apresentada pela registradora Thaís Bosio Cappi, e “Da Alteração Extrajudicial do Nome - Capítulo V-A do Provimento n° 149/2023”, conduzida pela vice-presidente da Arpen/PR, Mariana Vida Piedade.
Além das palestras e debates, o evento ofereceu oportunidades para os participantes se socializarem e fortalecerem os laços entre os profissionais do setor. Brindes foram distribuídos pela parceira ExtraMed, que colabora com as entidades presentes para promover uma vida mais saudável e tranquila.
A próxima edição do Encontro Interespecialidades já tem data e local confirmados: será em novembro, na cidade de Umuarama. A expectativa é reunir ainda mais registradores e autoridades, ampliando o alcance da iniciativa no interior do Estado.
"Nosso propósito é realizar encontros como este em todo o Estado, para que registradores de todas as regiões do Paraná possam participar e trocar experiências. A atuação ativa do registrador João Paulo foi fundamental para a realização do evento, destacando o empenho dos cartórios locais em conectar o extrajudicial com a comunidade e fomentar oportunidades de integração e aprendizado”, afirma Cesar Augusto.
E se você deseja que o próximo Encontro Interespeciliades aconteça na sua comarca, entre em contato com a Arpen/PR para sinalizar seu interesse.
Fonte: Isabella Serena - Assessora de comunicação Arpen/PR